segunda-feira, 25 de maio de 2015

Craques #2 - Zinedine Zidane, o Rei do meio de campo



 Um dos maiores jogadores de todos os tempos, meia habilidoso que sabia jogar muito bem com as duas pernas, ganhou a copa de 98 e um vice em 2006, que ficou famoso por uma cabeçada que deu no jogador da Itália. E é tido como o melhor jogador da história do futebol francês, defendeu equipes como Juventus e Real Madrid.












Victório Mello FC e Septèmes-les-Vallons 


Zidane no Septèmes-les-Vallons

Zidane é descendente de argelinos e vivia no sul da França, e iniciou sua carreira no Victório Mello FC, equipe pequena que disputava campeonatos locais. Uma temporada depois, acabou sendo levado ao não maior Septèmes-les-Vallons, onde ficou por 4 anos, sua habilidade chamaram atenção de grandes equipes européias e acabou indo ao Cannes.

                                                                Cannes


Zidane no Cannes

 Partidas: 71

Gols: 6

Média de gols p/ partida: 0,084 (ele era meia) 


Depois de uma temporada já fazia sua estréia como profissional, mas seu primeiro gol demorou á acontecer, apenas 2 anos mais tarde, ganhando até um carro vermelho do presidente. Na época tinha uma fama de jogar mal quando o time mais precisava dele e terminou rebaixado com o time na Ligue 1 na temporada 1991/92, depois dela foi vendido ao Bordeaux

                                                             Bordeaux

Zidane no Bordeaux

Partidas: 176

Gols: 42

Média de gols p/ partida: 0,23 ( ele era meia )


No Bordeaux, conquistou seu primeiro título como profissional, a Copa Intertoto UEFA ( extinta), foi convocado para a seleção francesa de 94. O Bordeaux chegou à final da Copa UEFA de 96, deixando pelo caminho equipes como o Milan ( que fora campeão europeu 2 anos antes ). Os franceses perderam o título para o Bayern Munich, e a campanha rendeu à Zidane uma transferência para a Juventus.

"Por que você deseja contratar Zidane quando temos Tim Sherwood" Presidente do Blackburn Rovers

Alex Ferguson, técnico do Manchester United, cogitou comprar Zidane , mas ficou com medo que ele não se adequasse ao estilo de jogo do time. 

                                                                          Juventus


Partidas: 209

Gols: 39

Média de gols p/ partida: 0,18 ( ele era meia )


Zidane na Juventus

 A equipe havia acabado de faturar a Liga dos Campeões. Zidane, foi atrapalhado, por comparações com Michel Platini ídolo do time na década anterior. Não tardou para ganhar tírulos, venceu a Supercopa Europeia contra o Bayern e o Intercontinental, com um sabor especial, foi contra o River Plate, possibilitando-lhe uma partida contra Enzo Francescoli jogador que havia jogado no Olympique  Marsella (seu time do coração) - Sua idolatria era tão grande que o nome de seu filho foi Enzo e dormia com a camisa que o jogador do River lhe deu no final da partida.

No ano seguinte a Juventus chegou novamente à final da Liga dos Campeões e perdeu para o surpreendente Borussia Dortmund. Mesmo assim ganhou o prêmio de melhor jogador estrangeiro do ano na Itália. A temporada seguinte ganhou a Serie A com a Juventus e ficou em segundo novamente na Liga dos Campeões, dessa vez para o Real Madrid. Mas semanas depois, ele foi o grande nome da inédita conquista da Copa do Mundo de 98 com a França, e terminando o ano como melhor jogador do mundo pela FIFA.

Depois disso, viveu um período sem brilho na Juventus, em 99 pela Serie A ficou em sexto. Perdeu o Scudetto por 1 ponto para a Lazio em 2000, e por dois pontos em 2001. Na Liga dos Campeões foi parada nas finais pelo Manchester United, e na Copa UEFA caiu nas oitavas-de-final contra o Celta Vigo. E de volta a Liga dos Campeões a equipe deu um vexame e ficou em último em seu grupo na fase inicial. Mesmo assim ganhou o prêmio de melhor jogador do mundo em 2000 pela FIFA.

A seca de títulos se resolveu quando em 2002 ganhou a Serie A, mas sem seu maestro francês. Ao fim da temporada 2000/01 ele declarava que iria ir ao Olympique Marsella, mas acabou indo ao Real Madrid. Foi na Juventus que ganhou seus títulos mais importantes.

"Foi na Juventus que aprendi a ganhar". Zinedine Zidane em 98 

                                                                          Real Madrid


Zidane marcando o gol do título do Real na final da Champions de 2002 contra o Bayer Leverkusen.

Partidas: 225

Gols: 49

Média de gols p/ partida: 0,19 (ele era meia)


Sua transferência para o Real Madrid foi a maior até 2009 e a segunda maior da história ( 77 milhões de Euros). O clube não ganhou o campeonato espanhol mas conseguiu um título mais importante, a Liga dos Campeões. Com um gostinho especial para Zidane que levantava esse troféu pela primeira vez ( foi duas vezes vice com a Juventus ) e para o Real Madrid que comemorava seu centenário naquele ano, 2002.

A equipe chegou na final da Champions após eliminar o Barcelona, com direito à 2 gols de Zidane em pleno Camp Nou. Ele também marcou na final de forma espetacular, a partida estava empatada 1 x 1, Zidane emendou um voleio no cruzamento de Roberto Carlos e fez um GOLAÇO, que para mim é o melhor gol de voleio de todos os tempos.

A temporada se seguiu e ganhou a Supercopa Europeia ( único título que faltava na prateleira do Real) e a Copa Intercontinental bem como o campeonato nacional. O clube chegou às semifinais da Liga dos Campeões, mas foi derrubado pela Juventus. Recebeu nesse ano, pela terceira vez o prêmio de melhor do mundo, igualando Ronaldo, jogador que convivia no Real Madrid e formava com ele e mais David Beckham e Luís Figo os galácticos.

Na temporada 2003/04 Zidane ganhou o último título que ganharia como jogador, a Supercopa da Espanha. O Real era líder com tranquilidade na Liga, estava na final da Copa do Rei e nas quartas-de-final da Liga dos Campeões. Perdeu o título da Liga para o Valencia, foi eliminado da Copa do Rei pelo Real Zaragoza e caiu para o surpreendente Monaco na Ligados Campeões.

O Real Madrid não se recuperou por um tempo, e o Barcelona faturou os 2 outros campeonatos e a Liga dos Campeões de 2006. Em 2005 foi eliminado do torneio europeu pela Juventus e em 2006 pelo Arsenal, em pleno Santiago Bernabéu. Zidane encarou uma má fase na França na Eurocopa de 2004, e anunciou que se aposentadoria no fim da temporada 2005/06, depois da Copa do Mundo. Mesmo assim Zidane é considerado um dos jogadores mais importantes da história do Real Madrid.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário